O sono é uma função protetora de todos os organismos, que
permite a reparação e a recuperação dos tecidos após a atividade. Assim, se não
forem adquiridos adequados hábitos de sono, isto terá repercussões no organismo
e no comportamento da criança, e poderá levar a perturbações da vida familiar. 1 e 2
Durante o desenvolvimento da criança, a quantidade e a
distribuição do sono ao longo do dia vai-se alterando. Estas diferenças
dependem para além da idade, do nível de atividade e do estado de saúde de cada
criança. 1
É fundamental que a criança, desde cedo, a capacidade de
adormecer sem a presença ou a interferência de um adulto. Durante o sono a
criança pode acordar e se não for capaz de voltar a adormecer o fazer sozinha,
durante a noite vai sentir necessidade de ter um adulto para readormecer.1 e 2
Durante o período escolar os problemas com o sono são
menores que nos primeiros anos de vida, mas acontecem e estão muitas vezes
relacionados com o ritual de dormir. Dos 8 aos 11 anos de idade as crianças são
resistentes, já que não tem noção de que estão cansadas. Assim, se lhes for
permitido deitar-se tarde um dia, apesar de não o sentirem no próprio dia, no
dia seguinte estarão fatigadas. 1 e
2
Em conclusão, é importante explicar às crianças de idade
escolar a importância que o sono tem para o seu desenvolvimento para que a
resistência aos rituais de dormir seja menor.
1.
GOUVEIA, Rosa - O Sono da Criança. [on-line]. In: Site da SPND. [s.l.]. [11.10.2012].
http://www.spnd-spp.com/sitegest.asp?t=1&galleryID=24&languageID=1
2. WONG,
Dona L.; WHALEY - Enfermagem Pediátrica. 5ª ed. ed. Brasil: Guanabara
Koogan. 1999
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